Padrão social x Yossi Loloi

Não há dúvidas de que vivemos numa sociedade exigente no quesito: siga os padrões! Padrões de estética, de opiniões, de condutas…  Pensando nos padrões – e também nos estereótipos -, o fotógrafo italiano Yossi Loloi, de 36 anos, teve uma ideia inusitada ao fazer ensaios sensuais com mulheres que não se encaixam nos “padrões” sociais.

Como? Yossi confrontou a ideia de que apenas mulheres magras (e quase anoréxicas) podem ser sensuais em frente às objetivas das câmeras fotográficas, para isso ele fotografou a nudez e a sensualidade de obesas mórbidas lançando o seguinte pensamento: “a beleza pode ser encontrada em qualquer lugar, não há nenhum padrão para isso e não acredito que beleza seja possuída apenas por pessoas magras e pelas modelos”.

O projeto foi lançado no ano de 2006 e desde então ele vem tirando fotos para dar vida ao “Full Beauty”. Ele diz que fotografar a nudez das mulheres pode ser visto apenas como algo provocativo, mas que o objetivo dele é deixar uma mensagem ao espectador “porque na maioria das vezes as pessoas veem elas [mulheres obesas] andando por aí e só se sentem enojadas por elas, quando eu penso que na verdade há muito para aprender”.

Ele acredita, todavia, que apesar de toda a polêmica ao redor do projeto, as pessoas estão conseguindo enxergar a beleza dessas mulheres.
Pra mim, a fotografia do Yossi me lembrou o ideal artístico do colombiano Fernando Botero que também baseia suas obras em pessoas obesas e declarou a uma entrevista para a Folha de São Paulo “Não pinto só figuras volumosas. O que me interessa é o volume. Essas formas são sensuais, não é um comentário sobre pessoas magras ou gordas. Antes, a pintura era plana e, no Renascimento, artistas como [o italiano] Giotto souberam dar volume às figuras. É a exaltação do volume que sempre me seduziu, é essa crença na sensualidade.”

Na galeria abaixo separei algumas fotografias do Yossi que achei interessantes (dentre várias outras). Você pode conhecer mais do trabalho dele aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para fazer esse post, utilizei esse vídeo. Ele está em inglês, mas recomendo… o artista tem uma visão bem legal sobre a arte dele 🙂
E sobre o Fernando Botero… Quem sabe eu não arranjo um post sobre ele? 😉

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Padrão social x Yossi Loloi

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s