O novo mural da Avenida Paulista

52 metros de altura e 16 de largura: são essas as medidas do mural que possui a imagem do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que faleceu no dia 5 de dezembro do ano passado aos 104 anos.

O painel está localizado na Avenida Paulista, próximo a praça Oswaldo Cruz, em São Paulo e foi feito pelo grafiteiro Eduardo Kobra, conhecido e premiado mundialmente por conta de sua arte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A produção desse painel começou no dia 14 de janeiro de 2013 e teve como propósito ser uma homenagem não só ao arquiteto, mas também a cidade de São Paulo que no dia 25 de janeiro de 2013 comemorou 459 anos (o post está atrasado porque eu estava sem internet, me perdoem :/ ).  Em uma entrevista ao portal da Folha de São Paulo, o artista contou que a arte foi feita numa parede de um prédio da cidade e para que tudo saísse no tempo estipulado, que era a data de aniversário da cidade, contou com a ajuda dos próprios moradores do edifício já que eles apoiavam ao arcarem as despesas com a tinta e também com a equipe da Galeria Andre, que forneceu  todos os equipamentos que ofereciam a segurança adequada para que a pintura fosse feita nas alturas.

Ao ser questionado acerca do porquê homenagear Oscar e não alguma outra personalidade brasileira, Eduardo respondeu “Ele [Oscar] é um cidadão do mundo e, acima de tudo, brasileiro. A decisão de pintá-lo aqui também se dá pela importância das obras que ele fez na cidade. Ele nos presenteou com diversas obras aqui. Pela importância das obras dele, achei que ele merecia receber esse espaço tão grande aqui na avenida Paulista.”

Eduardo é conhecido por produzir imagens nos seus trabalhos que procuram resgatar a história do lugar onde elas se localizam e dentre suas obras ele já homenageou personalidades como Chico Buarque, Noel Rosa e Carmen Miranda. Ele tem seus trabalhos espalhados por toda São Paulo e outros lugares do mundo e você pode conhecer alguns deles no site.

Como o mural foi feito para presentear São Paulo na data em que ela completa seus 459 anos, o Venturarte deixa aqui um espacinho para o trecho de um texto de Naiad David (feito especialmente para homenagear a cidade).

“Alguns falam que você é muito agitada, outros reclamam que as pessoas daqui são muito agitadas.
Falam que você nunca dorme, nem para. Que andar de carro, vish…nem pensar!
Muitos tem medo de você, das suas ruas e avenidas, acham que é uma selva de pedras, com pessoas sem coração.
Olha, eu não concordo… eu tenho coração e ele é tão grande que até cabe você nele.
Quem te conhece sabe que essa cara séria é só pra enganar, afinal quantas Marias, Josés, Antonios, Terezas, você não abrigou? Gente querendo uma oportunidade, a chance de ter uma vida melhor.
Sim, é claro, você tem os seus problemas, mas… quem não tem? Perfeita e maluca, do seu jeito.
Obrigada por assim e por tentar sempre melhorar!
Parabéns São Paulo!”

E por hoje é só… espero que tenham gostado 😉

P.S.: As fotos foram retiradas do Portal da Folha.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s