365 definições práticas de felicidade – Felicidário

“Se é difícil definir a felicidade aos 20, aos 30 e aos 40, imaginem aos 60 ou aos 70. Foi por isso que nasceu o Felicidário. O “Felicidário” é um calendário e também é uma espécie de dicionário com 365 definições práticas de felicidade. Aos 65, a felicidade é arrumar as botas e fazer crochet, é gozar o dolce fare niente ou fazer aquilo que nunca se fez? Todos os dias, durante um ano, o Felicidário sugere uma nova ideia de felicidade para maiores de 65 anos.”

É essa a definição dada para o projeto batizado “Felicidário” , que já no nome remete duas palavras chaves: felicidade e calendário.

lolo

Com a justificativa de que felicidade não tem idade, o projeto encabeçado pela associação  Encontrar+se em parceria com a Lintas,  todos os dias apresentará  ilustrações e diferentes definições para frases que começam com “A felicidade é…” (sendo que cada definição foi escrita por uma pessoa acima de 65 anos).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como se não bastasse a brilhante ideia de dar 365 definições práticas, daqui a algum tempo você poderá ir até o site e encontrar as “histórias de felicidade”.

Dentre as ilustrações feitas até agora para o mês de janeiro, essa foi a que mais me chamou atenção (principalmente pelo contexto e pela frase no final):

1

A ideia principal era dar receitas de como ser feliz para os que possuem mais de 65 anos, mas admito que eu – mesmo não sendo da terceira idade – adorei o que foi colocado lá até agora e penso seriamente em seguir as dicas (até mesmo aquela que fala sobre dançar salsa).

Os ilustradores envolvidos são:
Afonso Cruz
André Letria e Ricardo Henriques
André da Loba
Aka Corleone
Bernardo Carvalho
Carolina Celas
Irmão Lucia
Júlio Dolbeth
Madalena Matoso
Maria Imaginário
Tiago Albuquerque
Yara Kono

Freud declarou que “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”, mas o felicidário tem tudo pra ser um manual básico de como ser feliz mesmo que esteja dando conselhos. Ok, talvez nem tanto, mas quem sabe se a gente seguisse aquilo que está na ilustração do dia poderíamos nos sentir um pouquinho mais felizes (?).

Você pode encontrar mais informações e ilustrações no facebook.
Não deixe de curtir a página porque realmente… TODOS os dias tem coisa nova 🙂

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s