Arte do riso

Arte do riso?! Sim… e de fazer rir.
No ano de 2007 nasceu um projeto diferente (e muito digno) na cidade de Cascavel/PR. O nome desse projeto era “Risologistas – doutores do riso”. O que começou de um jeito tímido, se tornou algo magnífico.
Utilizando a linguagem teatral chamada “clown”, os membros do projeto vão até os hospitais e alas clínicas utilizando 3 elementos: palhaço, música e improviso.

Se engana quem pensa que esse tipo de arte é algo apenas para crianças… Os risologistas vão aos hospitais fazendo uso da “arte de humanizar” que consiste, basicamente, no uso dos elementos do palhaço para promover mudanças positivas em pessoas que possuem problemas de saúde ou de comportamento. Esse segmento procura tratar o paciente como qualquer outra pessoa presente no hospital, seja o médico ou a enfermeira para mostrar que nada de errado há com ele: nem mesmo a doença.

Parece algo distante, mas os palhaços conseguem fazer com que os pacientes sintam – mesmo que por pouco tempo – que a dor deles é passageira.Pra além de ser um projeto apenas para fazer rir, os membros do grupo levam amor, alegria, esperança e riso como remédio.

Hoje os palhaços dos risologistas ultrapassam os limites dos hospitais e fazem peças teatrais, tais como: Balelas improvisadas, Palhaço ou ato de sobrevivência e Homelet.
“É bastante diferente o palco e o hospital… no hospital as pessoas não estão esperando a chegada do palhaço e no palco as pessoas já compram isso e já esperam essa mensagem” diz Tayssa Mazetto (ou Dra. Pidi).

Por eu ser de Cascavel, reconheço o quanto é difícil um grupo teatral se criar por aqui e se desenvolver como os Risologistas se desenvolveram. Digamos que a cultura ainda não é tratada como algo essencial (infelizmente) e a maioria das pessoas que moram nessa cidade dão pouco valor aos elementos culturais que por aqui surgem ou que vem pra cá pra fazer alguma apresentação especial. Mas o contexto está mudando e hoje já podemos perceber que a demanda pela cultura na cidade cresceu muito.

Nesse sentido, Alfredo, Valter, Alan, Tayssa e Jhonatan conseguiram o improvável: fazer com que a arte daqui ganhe seu espaço. Por esse fato a agenda deles possui eventos marcados para Cianorte, Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel e Toledo.
Diante de tudo isso, espero que gostem do documentário e que possam conhecer um pouco mais sobre essa arte diferente: a do riso!

No blog, site e página no facebook vocês podem encontrar mais informações sobre os Risologistas – doutores do riso. E se me permitem dizer, acompanhem a agenda deles e fiquem atentos aos dias das peças teatrais… Já tive a oportunidade de assistir duas e digo com convicção: vale a pena!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Queria deixar registrado meu agradecimento ao Alfredo, que me deu todas as informações necessárias para que esse post saísse… Obrigada, Alfredo! 😉

Espero que tenham gostado.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s