Mulheres de verdade

Qual mulher nunca sentiu uma pontinha de inveja ou infelicidade com o próprio corpo ao ver as lindas e esculturais beldades que as televisões, revistas e outros veículos de mídia nos oferecem?
Yossi Loloi, como visto nesse post aqui, já criou um projeto fotográfico chamado Full Beauty que tinha dois objetivos: criticar (e, quem sabe, até amenizar) esse estigma de que mulher bonita precisa ser magra e também para dar um “up” nas mulheres que se sentem, de algum modo, excluídas do padrão social vigente.
O fato é que essa irritação com os padrões impostos não chegou apenas até o Yossi… Hoje temos um outro projeto fotográfico que busca retratar as mulheres de verdade e ele se chama “The Nu Project” (sim, ele tem nu artístico e se você não curte esse tipo de coisa, não olhe as fotos do post).

Quem são as mulheres de verdade?!
São aquelas que trabalham e chegam esgotadas em casa no fim do dia, mas que ainda assim possuem beleza: a sua própria beleza. São mulheres acima do peso, magras, negras, são mulheres que já sentem o efeito da gravidade e da idade… são mulheres REAIS!
“Ah, mas então você está tachando as modelos como irreais?” Não… O próprio fotógrafo Matt Blum diz que modelos são reais sim, mas passam por um longo processo que envolve photoshop, maquiagem e recursos que tornam a beleza delas inalcançáveis.

Matt fotografa a nudez comum… como?! Ele faz questão de retratar celulites, estrias, gordurinhas e vários outros elementos considerados “feios” para certas mulheres. Por quê não promover a aceitação? Se até a lindíssima Scarlett Johansson possui todos esses “defeitos” por quê raios devemos escondê-los?

Nesse sentido, como bem disse Gilberto Dimenstein (colunista da Folha de São Paulo e criador do blog Catraca Livre)
“A disseminação dessas imagens pode ter um impacto na saúde pública- e na felicidade de muita gente. Comento esse projeto, batizado de Nu Project, estimulado pelo Carnaval. O Carnaval ajuda a divulgar as vistosas mulheres que, para ter aquele corpo, são obrigadas a malhar muitas horas por dia e comer pouco e, não raro, são esfaqueadas em cirurgias plásticas. Algo quase desumano. […] Nada contra – pelo contrário – à beleza escultural. O que deveria incomodar é a perversidade de se achar que aquilo é o padrão, o que vem gerando uma sensação de desconforto generalizado, ainda mais nas adolescentes. Um desconforto que, como vemos nas estatísticas, produzem riscos à saúde. O que esse projeto mostra é que possível ser feliz e desejável ( e saudável) com o corpo normal.”

É, de certo modo, maravilhoso você abrir uma revista ou um material publicitário que contenha “gente como a gente” (estou me odiando por usar essa frase super clichê, mas tudo bem), até porque a verdadeira beleza se encontra no interior de cada um (ui, outro clichê, socorro!) e ensaios fotográficos como os do projeto Full Beautyde Yossi Loloi, e The Nu Project , do Matt Blum, só deixam ainda mais clara a ideia de que para ser bonito não é preciso se esgoelar com dietas loucas, plásticas drásticas e outras coisas… Basta ser o que se é! (clichê, clichê, clichê)

P.S.: Quem disse que o clichê não é bonito também?

Este slideshow necessita de JavaScript.

No site do projeto existem várias galerias e nelas se encontram as mulheres da América do Norte e da América do Sul… Pelo que se vê nas informações, o Matt está disposto a viajar o mundo fotografando as mulheres reais 😉
“Nós vamos se há interesse suficiente! Parte disso tudo nós decidimos pra onde nós estamos indo viajar a cada ano de acordo com o número de pedidos de participação que recebemos de um determinado espaço. A melhor maneira de estar certa que iremos te visitar é se inscrevendo para participar do projeto e espalhando e encorajando amigas a fazerem o mesmo.”
E antes que eu esqueça… no site também tem uma aba onde você pode se inscrever para participar do projeto. O requisito principal é que a mulher a ser fotografada tenha mais de 21 anos.
A próxima “parada” de Matt é Espanha e Portugal.

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s