Pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e a Galeria de Arte em Nova Iorque

O Hospital Pequeno Príncipe está localizado em Curitiba/PR e é especializado no tratamento de crianças e adolescentes.
Tendo por base o princípio da humanização da medicina, o Hospital fornece aos pacientes – além do tratamento medicinal – a arte, educação e cultura por meio de eventos organizados por voluntários, estagiários, residentes e funcionários.
Ao fornecer esses eventos, as instalações do hospital possuem espaços direcionados para  a realização de oficinas de pintura, música e outras atividades que possam distrair o paciente, dando possibilidades para que ele obtenha conhecimentos sobre outras áreas e que tenha contato com a produção de obras artísticas.

Nesse sentido, foram realizadas várias oficinas de arte voltadas para pinturas e desenhos. A criatividade dos pequenos artistas foi tanta que chamou a atenção de um curador e galerista americano Sany Marques, que ao visitar o HPP se encantou com as crianças e seus potenciais artísticos.
Encantado pelos trabalhos feitos nas oficinas do Hospital, Sany convidou as crianças para fazerem uma exposição numa Galeria de Arte de Nova Iorque que será chamada de “Exposição Fazendo Arte!”

Uma das obras da exposição

Uma das obras da exposição

O processo para a criação das obras consistiu em várias etapas.

Na primeira etapa, o oficineiro Leandro Taques apresentou aos pacientes obras de fotógrafos consagrados, seus temas e abordagens seguido por noções básicas sobre o uso das máquinas fotográficas e seus recursos. Finalmente, escolhiam um tema a ser registrado e saíam hospital afora levando seu olhar para fazer as fotos. Na segunda fase, as atividades se iniciavam com a leitura de uma das obras ilustradas pela artista plástica e oficineira Márcia Széliga. Em seguida, as crianças eram estimuladas a registrar em desenho e pinturas com tinta acrílica as sensações, percepções e sonhos despertados pela história que ouviram/viram. Por fim, as crianças participaram de oficinas de gravura conduzidas pela artista plástica Michele Behar. Os participantes foram introduzidos às muitas possibilidades artesanais de expressão em gravura, utilizando pedaços de isopor, de plástico, de legumes e outros materiais como matrizes para suas obras.

A exposição contará com um recurso tecnológico diferente: utilizando dois tablets, os visitantes poderão compor as pinturas expostas fazendo uso de 2 ou mais obras ao mesmo tempo e essa “invenção” poderá ser compartilhada pelo Facebook, QRCode e também pelo e-mail. Se você quiser ver o que está sendo criado pelos visitantes, é só visitar esse site.

A mesma galeria que irá viajar até NY estará exposta em Curitiba do dia 06/03 a 20/03 na Praça do Bibinha, no Hospital Pequeno Príncipe – Rua Desembargador Motta, 1070, em horário comercial.

Segundo o site do HPP, a exposição e as oficinas foram viabilizadas pela Lei Rouanet, que é – basicamente – uma lei de incentivo a cultura que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura). Como a lei permite que pessoas físicas e jurídicas apliquem parte do Imposto de Renda em ações culturais, o projeto do Hospital recebeu apoio de empresas como Perkins, Gonvarri, Caetano Branco, Trutzschler, Slaviero, TVL Veículos, Tratormix e Unibraspe.

Em Nova Iorque a exposição acontecerá do dia 06/03 a 06/04 na Galeria Art At Format – 50 Wooster Street SoHo NY e contará com 20 obras escolhidas por Sany.

Isso só prova que os hospitais estão investindo cada vez mais na arte de humanizar (o que lembra muito o Projeto dos Risologistas – Doutores do Riso, que você encontra nesse link do Blog Venturarte).

Se você quiser fazer alguma doação ao Hospital Pequeno Príncipe, poderá encontrar maiores informações aqui.
O HPP também possui uma espécie de lojinha que angaria fundos para os projetos, o link é esse e lá você encontra imãs, livros, bolsas, canecas e outros produtos.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s