Fine Art… Já ouviu falar?! – Lotus Fine Art Photography

O que é Fine Art?

A expressão “fine art” vem de finas artes ou belas artes. Ela engloba 5 segmentos: pintura, escultura, arquitetura, música e poesia (e também as artes ‘menores’ que incluem o teatro e a dança).

Com o tempo, Fine Art passou a se referir também às fotografias e, com isso gerou o termo “Fine Art Photography”.
Nesse sentido, se fine art são as belas artes, a fotografia ligada à elas é completamente diferente da que se vê no ramo do fotojornalismo ou da fotografia comercial em si.

“O fotojornalismo fornece suporte visual para as histórias, principalmente na mídia impressa e tem compromisso com uma pauta predefinida. No comercial existe o briefing da agência ou cliente. Fine Art Photography é criada principalmente como uma expressão da visão do artista, mas também tem sido importante no avanço de determinadas causas.

Explicada a origem do termo “fine art”, o que é impressão fine art
Consiste na impressão que leva papel de algodão, tintas minerais à base d’água, gerenciamento de cores criterioso usando espectrofotômetro (ou medidor de cores) e impressoras de alta tecnologia que comportam  papel ou telas, certificado numerado e treinamento aprofundado do impressor fine art.

Mas então por que a impressão fine art dura mais que as outras?

“As impressões fine art duram mais que as outras pela altíssima qualidade do material que são utilizados. Os papéis são produzidos pela empresa alemã Hahnemühle que desde 1584 fabrica excepcionais obras primas de suporte (papéis e telas) utilizando algodão ao invés de árvores. As tintas usadas no processo não usam solventes e são à base d’água com pigmentos minerais que não desbotam por volta de 80 anos.
Esta qualidade, precisão e atenção aos detalhes é capaz de ser alcançada através das impressoras profissionais que usam algoritmos matemáticos que posicionam cada ponto minúsculo de tinta no seu devido lugar para conferir o realismo máximo.Para representar com mais proximidade a natureza, são utilizadas de 8 a 12 tintas, incluindo diferentes intensidade de cinza para compor as transições sutis das imagens. Todo o processo é manipulado com luvas de algodão e máscaras, pois a gordura das mãos interferem e deterioram as camadas de tinta.
A duração de um fine art tem média de 150 a 200 anos.

Referências: BRIOT, Alain. Marketing Fine Art Photography. Rocky Nook: 2011 ; Lotus Fine Art Photography | Facebook

Entendida a maior parte do processo, vamos à prática…

Em Cascavel/PR existe um local dedicado especialmente às impressões Fine Art.
O nome é Lotus Fine Art Photography e é lá que vão os artistas que querem autentificar as suas obras (como a Yvy Caponi, que já tem o seu espacinho aqui no blog)  e também os amantes da fotografia que procuram workshops, livros e  oficinas a respeito dessa arte. Agora, com um novo espaço todo aconchegante, a técnica da impressão fine art e a fotografia em si ficaram ainda mais acessíveis a quem se interessar…
Cabe dizer que a Lotus não se preocupa apenas com a fotografia, seus artistas e impressões das obras. Lembram do espectrofotômetro? Ele é um dispositivo que verifica a capacidade de outro dispositivo em representar cores. Na Lotus o controle de cores e impressão segue a cartilha internacional do consórcio de cores (International Color Consortuim) e cada obra fine art impressa na Lotus garante ao artista benefícios exclusivos como calibração do monitor com espectrofotômetro, consultoria de gerenciamento de cores e fechamento de arquivos.

Conheça um pouco da impressão Fine Art e da Lotus Fine Art Photography!


Este slideshow necessita de JavaScript.


O post ficou extenso, mas deu pra explicar tudo certinho.
Espero que tenham gostado!

Aos amantes de fotografia tenho um recado: a lotus está fazendo workshops para iniciantes com uma certa frequência, então curta a página e fique sabendo a respeito de turmas, horários e valores 😉
Clique na imagem para ampliá-las. Esses são os cursos mais “próximos” da data de hoje… Se tiver interesse, entre em contato com a Lotus e garanta a sua vaga.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s