Festival Fora da Forma – 2013

Música, arte, cultura e diversidade… são esses os elementos principais do Festival Fora da Forma que terá a sua segunda edição no ano de 2013 – e em dose tripla, já que percorrerá não apenas a cidade de Curitiba, mas também Florianópolis e Rio de Janeiro.
A primeira edição ocorreu na capital paranaense no ano de 2011 num casarão histórico no bairro São Francisco e agora, com uma organização mais firme, o Festival conta com apresentações de diversas bandas e também oferece ao público  intervenções artísticas, debates, live paint’s, exposição com autoria de mais de 10 artistas plásticos e fotógrafos, oficinas, performances, recreação infantil, culinária criativa e natural (veganos de plantão, lá terá comida vegana também!) e discotecagem.

O festival, além de ter os holofotes voltados à cultura alternativa, busca ser sustentável a para isso a estrutura dos locais montados nas 3 cidades que serão sede do evento terão banheiros secos e construções ecológicas (tanto que terá uma oficina voltada para bioconstrução antes da abertura oficial do Fora da Forma). Segundo informações do grupo que organiza todo o festival fora da forma, o Wake Up Colab, os organizadores também possuem preocupação em relação ao gerenciamento adequado do lixo, mas o principal enfoque é investir em ideias que proporcionem a menor produção possível do mesmo.

O conceito do evento, descrito também pelo Wake Up Colab, já diz tudo: “aceitar as curvas, passar do ponto, sair da forma. Pode se enquadrar a obra, mas não a vontade de fazer. Sem rótulos para a liberdade da ação. Aqui o que vale é o movimento.

Serão 12h de muita festa, sustentabilidade e alegria. Os ingressos antecipados estão custando, como diz o folder do Festival, 15 mangos. Vale a pena fazer esse investimento.

482290_487627974618901_298606687_n

A programação do Festival está toda na descrição do evento colocado no Facebook.
A entrada de menores de 18 anos é permitida e prova disso é que na edição de 2011 tinha gente de todas as idades. Como colocado no site chamado O Rato, “na última edição o público de 300 pessoas variou entre poucos meses de vida até 70 e poucas primaveras de disposição e alegria.”

No ano passado foi publicado o seguinte vídeo acerca do Festival:

Legal, né?!

Os eventos serão nas seguintes datas:
06 de abril – Curitiba
13 de abril – Florianópolis
25 de maio – Rio de Janeiro

*As inscrições para as oficinas podem ser feitas com antecedência via e-mail. Entre na página do evento no Facebook e encontre o endereço eletrônico lá.*

UPDATE:
O Blog Venturarte, com o seu costume de ir atrás das informações direto da fonte, foi conversar com o pessoal da Wake Up Colab que explicou o festival – e o grupo – com detalhes.

Wake up colab é um laboratório colaborativo de artes cambiantes. É um laboratório porque todos os projetos que nascem aqui são experimentos, cada um deles está diretamente relacionado com nossos valores pessoais e profissionais. Somos uma equipe de pessoas com conhecimentos em diferentes áreas, trabalhamos de maneira transdisciplinar, cada um colabora de uma forma, de acordo com as necessidades de cada projeto.

Além do Festival Fora da Forma, a equipe do Wake Up também tem um projeto chamado “dessa pruma melhor”, que consiste num bazar de trocas e também rola um investimento na Wake Up Studio que trabalha com projetos gráficos, audiovisuais, de comunicação e também de ambientação.

Acreditamos que mais importante que ter um trabalho é ter um propósito. Mudar o mundo sim, mas começando por nós mesmos.

A equipe também contou que o Festival Fora da Forma surgiu da vontade de movimentar, vivenciar, integrar e divulgar a arte e a cultura independente. Antes de toda a organização do evento, a maioria dos artistas já era conhecida pela galera da Wake Up e a dificuldade era tentar integrar todo mundo e foi daí que nasceu o Festival: para misturar os artistas que condiziam com os princípios e conceitos dos idealizadores. 

Curta a página do Venturarte no Facebook!

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s