O efeito nebuloso de Oefner

nebulosas 12 (1)

Nebulosas são, segundo o Wikipedia, nuvens cósmicas compostas por poeira, hidrogênio e plasma. Se nos atermos às imagens criadas por elas, percebemos o efeito de que tudo está embaçado e bagunçado (já que não tem uma forma definida).
É nesse sentido que vejo o caminho para o qual a minha vida me levou hoje: nada se define e tampouco é visto e entendido de maneira clara… nebuloso!

É engraçado como a arte consegue se encaixar quase que perfeitamente em cada sentimento que paira sobre nós, sejam eles alegres ou tristes.
Levando em consideração esse “status vitae” no qual me encontro hoje – e, ao que tudo indica, por um bom tempo – acabei enxergando uma projeção da minha vida num projeto chamado “Nebulae”, criado por um suíço chamado Fabian Oefner.
O artista se define como um “investigador curioso, fotógrafo e artista cujo trabalho fica entre o campo da arte e da ciência”, mas os críticos de arte acabam o classificando como “o artista da arte verdadeiramente contemporânea”.
Com projetos inusitados e que possuem sim um quê de ciência, Oefner inova ao utilizar diversos recursos para criar as suas obras de arte…
Para o projeto que leva o nome de “Nebulae”, o fotógrafo/artista/investigador/cientista maluco utiliza fibra ótica, luzes coloridas e, adivinhem… câmeras com alta resolução e uma programação especial para que o obturador capte a imagem desejada (que no caso é a composição dos movimentos das cores).

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

No site do artista você pode conhecer outros trabalhos dele e também conferir mais fotos do projeto Nebulae.

Ainda considerando a reflexão a respeito da nebulosidade das coisas, ouso dizer que apesar de todas as lágrimas e indecisões que possam vir a surgir nas nossas vidas, há beleza, há cor e há um quê de esperança. É essa a arte de viver: tentar ver e, de fato, enxergar através das diversas nebulosas que somos destinados a vislumbrar.

Obs.: Desde já peço desculpas pela pessoalidade do presente artigo, mas há situações que um simples artigo como esse se transforma numa espécie de confessionário.

Obs. 2: Infelizmente algumas imagens ficaram pequenas :/ Mas espero que consigam captar o sentido da obra de Fabian.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O efeito nebuloso de Oefner

  1. Pingback: O LADO ESCURO DA LUA | EVS NOTÍCIAS

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s