Paperman, a história dos aviões de papel

É costumeiro se ouvir nas ruas “quando menos esperamos, as coisas acontecem” e Paperman (ou O avião de Papel, nome brasileiro), produzido pela Walt Disney Animation Studios,  buscou retratar essa temática de um modo delicado e emocionante.
Dirigido por John Kahrs e produzido por Kristina Reed e John Lasseter, o curta ganhou uma estatueta significativa: o óscar de melhor curta metragem de animação da 85ª edição dos Academy Awards.

385639_216975925079350_1458513997_n

No cenário nova iorquino um jovem com aparência solitária e cansada se depara com uma linda menina e, em instantes, se vê encantado por ela. Por conta de uma obra do destino, esse encantamento ganha mais sentido quando o jovem encontra uma razão significativa para ir atrás dessa menina tão bela. Girando em torno da busca pela moça americana, o curta-metragem demonstra a ideia dos acasos, da paixão a primeira vista e das famosas conspirações que o mundo monta ao nosso favor.

Além da história encantadora, o curta Paperman inovou ao utilizar a técnica chamada “Meander” que é a mescla do modo tradicional de se fazer animação com elementos gráficos feitos no computador. O esquema de cores também chama a atenção: tudo é preto e branco, exceto os lábios da bela moça.

Paperman1

Num contexto geral, é fácil nos identificarmos com os personagens que, mesmo estando em silêncio, retratam a realidade de muita gente. É uma crítica ao novo modo de vida social, pois passou a ser muito comum as pessoas se perderem em meio a rotina e deixarem coisas preciosas (como um amor verdadeiro, por exemplo) se exaurirem no tempo.
Esse é o tipo de produção cinematográfica que nos emociona de todos os modos: nos faz rir, sorrir, chorar, sonhar… Paperman transmite uma emoção que muitas vezes um longa metragem não consegue alcançar. Mesmo tendo menos de 7 minutos de duração, o curta conseguiu passar com sucesso a sua mensagem.

Com vocês, Paperman:

Gostou?! Deixe a sua opinião nos comentários ou vá até a página do Venturarte no Facebook e diga o que achou 😉

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s