Animação: Luci&Lili – os passarinhos

Animação refere-se a um processo utilizado no meio cinematográfico para produzir um filme. Consiste na computação gráfica acerca de desenhos, fotografias, ilustrações e outras imagens que ao serem colocadas numa determinada sequência produzem um resultado animado.
A animação criada por brasileiros ganhou destaque no cenário do cinema mundial depois que Carlos Saldanha dirigiu filmes internacionalmente conhecidos como A era do gelo (1,2 e 3), Robôs e Rio.
Carlos atualmente vive nos Estados Unidos e os filmes que dirige e/ou produz são financiados por produtoras norte-americanas.

Entretanto, a animação brasileira não está sendo criada apenas no solo americano. Uma produtora chamada Casulo Produções investiu numa nova animação que, com toda certeza, ganhará espaço no cinema: Luci & Lili – os passarinhos.


A referida animação foi criada por um publicitário lá da Bahia chamado Luciano Midlej.
Nesse sentido, o Blog Venturarte – que é curioso por natureza e tenta cumprir a promessa de sempre inovar – entrou em contato com Luciano para entender melhor toda essa produção.
Ele contou que já fazia algumas ‘brincadeiras no computador’, mas nada tinha uma qualidade visual que fosse interessante para publicar na internet até que ele criou Luci & Lili. “Esse 1º episódio foi feito quase 100% em cima de uma animação que eu fiz sozinho.”
Ao ser questionado a respeito da possibilidade de fazer com que a animação não ficasse só na internet, Luciano respondeu que isso não era pensado até dois meses atrás porque a ideia era apenas dar vida a uma coisa que ele tinha imaginado, mas quando percebeu que os personagens poderiam ter uma certa aceitação do público, ele começou a investir na possibilidade de tornar a coisa maior.

A produção de Luci&Lili conta, até agora, com um vídeo cuja duração é de aproximadamente dois minutos e ilustrações que são publicadas na página do Facebook, porém Midlej contou que existe projeto para outras animações, mas que a dificuldade está no campo financeiro. “Produzir um desenho animado custa caro, demanda tempo e muita paciência – esse levou 3 meses.  Mas estou correndo atrás de um investidor que possa aposta na ideia e trazer dinheiro para produzir outros episódios. A princípio tem um 2º episódio em começo de produção.”

Como já citado acima, os trabalhos de Luciano acerca da produção Luci&Lili não se resumem, contudo, apenas aos episódios em vídeo. Na página oficial da animação são publicadas com certa frequência algumas ilustrações sobre assuntos cotidianos. “Eu e mais um amigo estamos fazendo esses primeiros desenhos, mas estou produzindo histórias em quadrinhos com um terceiro ilustrador que devem ser publicadas entre 10 a 15 dias. As HQs são interessantes porque são mais rápidas de produzir, então quem curte a página sempre terá novidades enquanto o 2º episódio do desenho animado não fica pronto!”

483562_187714264712410_1631281413_n

Analisando todos os detalhes da animação é fácil imaginarmos o trabalho que isso tudo deve dar… e não estamos errados. “Essa animação é feita a mão mesmo, com personagens desenhados em papel, depois com arte final para transformá-los em vetor. A animação em si e os movimentos são feito no After (ADOBE). […] Uma animação como essa de 90 segundos leva mais ou menos 60 dias. As ilustrações no site, ás vezes 24h, 48h, 15 minutos…depende muito.”

Em meio a isso tudo há um detalhe que não passa despercebido: a trilha sonora escolhida para embalar as aventuras de Luci&Lili. Luciano contou que ela foi feita especialmente para a animação e todo o crédito vai para a Casulo Produções.

Vale dizer que está rolando um sorteio super legal na página de Luci&Lili: você se inscreve no sorteio pelo aplicativo sorteie.me e concorre a uma pelúcia referente a animação.
O sorteio acontecerá no dia 25 de abril e vale apenas para quem curtir a página e seguir todos os requisitos para concorrer (clique na imagem a seguir e será direcionado ao link do sorteio).

luci2

Como já dito aqui, a preparação das ilustrações é feita a mão e as seguintes imagens ilustram bem tal processo:

 luci3-vert

Mas vamos logo ao vídeo de animação…

Gostaram? Já sabem que todo compartilhamento é válido para divulgar a produção, não é mesmo?!

Não esqueçam de curtir a página e também de acompanhar o Blog Venturarte pelo Facebook

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s