Quadrinhos ácidos

As redes sociais possuem como uma das principais funções promover a expansão das relações entre seus usuários, mas sabe-se que sites como Facebook passaram a ter outro propósito (além dos convencionais): divulgar trabalhos artísticos por meio das páginas que são criadas na rede.
Nesse sentido, o Blog Venturarte encontrou uma página que chamou a atenção… ela se chama “Quadrinhos ácidos” e, buscando um contato diferente, foi realizada uma entrevista informal com o idealizador desse projeto, o Pedro Leite.
Pedro é ilustrador, publicitário e editor de um site de humor chamado Naftalina. Ele já publicou dois livros de modo independente que são “Onde Meu Gato Senta” e “Tirinhas do Zodíaco”. O outro responsável pelos quadrinhos ácidos é Leandro Difini, um comediante que também é músico, designer de som e engenheiro de áudio.

733962_558621520825910_662125854_n
Por mais que haja uma distância significativa entre os dois artistas – já que Pedro mora no Brasil e Leandro em Las Vegas -, a conexão entre os dois é constante para que os quadrinhos sejam publicados com uma certa periodicidade.


7611_558652944156101_833034717_n
Com muito humor e ironia, as perguntas feitas pelo Blog Venturarte foram respondidas e, de modo sucinto, você poderá entender qual é o processo de criação dos quadrinhos, a pretensão da página e, é claro, conhecer um pouquinho de Pedro e Leandro. 

Blog Venturarte: Como surgiu a ideia de criar uma página voltada ao humor por meio de quadrinhos denominados ácidos? Era imaginável o crescimento da página?
Quadrinhos ácidos: A ideia surgiu de um quadrinho que Pedro Leite publicou em sua página pessoal com o título “Pessoas Que Eu Não Entendo”, que era uma crítica social bem humorada. A recepção por parte dos leitores foi mista. Muitos gostaram e se identificaram, porém muitos se ofenderam e assim uma discussão foi se desenvolvendo no Facebook e uma postagem inicialmente pessoal acabou atraindo gente de todo lado para comentar e deixar suas opiniões. Vendo o “sucesso” do quadrinho, Pedro resolveu entrar em contato com a pessoa mais imoral e sem-filtros que ele conhece, seu amigo de faculdade Leandro DiFini, para elaborar um trabalho onde temas do cotidiano possam ser abordados sem papas da língua e com um humor ácido.

pessoas-que-eu-nao-entendo

Blog Venturarte: Existe algum projeto, alguma pretensão, de levar os quadrinhos ácidos para outro espaço além da internet (como revistas, etc) ?
O objetivo final é comprar a editora Abril e matar todos os personagens da Turma da Monica em gibis intitulados “Cebolinha procura Fonoaudiologa”, “Magali Luta contra Obesidade”, “A intervenção de Cascão”, etc. Mas o objetivo INICIAL é arrecadar muitos fans no Facebook para começarmos a produção de um livro chamado “Quadrinhos Ácidos”, possivelmente através de um site de arrecadação de fundos, como o Catarse. Na verdade o projeto recém se iniciou, então muita coisa ainda pode acontecer!

Blog Venturarte: A equipe dos quadrinhos ácidas é formada por um publicitário/ilustrador e um comediante stand-up/designer de som. Como é a parceria de vocês?! Os dois produzem os desenhos ou essa função cabe ao Pedro enquanto que Leandro trabalha com a temática em si?
Pedro Leite é cartunista já com duas publicações de quadrinhos (Tirinhas do Zodíaco e Onde Meu Gato Senta) e mora em Porto Alegre. Leandro DiFini é um engenheiro de áudio que também faz comédia stand-up e mora em Las Vegas. Nós nos comunicamos por Skype e e-mail todos os dias. Ambos criamos os temas e conceitos iniciais e enquanto o talento de Pedro é focado mais na parte gráfica dos quadrinhos, Leandro  foca mais nos roteiros e nas piadas. Mas na verdade os talentos se misturam, com a exceção de que Leandro mal consegue desenhar bonecos palitinhos e Pedro aprendeu a escrever seu nome apenas recentemente.

8194_558626534158742_2122844413_n

Blog Venturarte: A inspiração da maioria dos quadrinhos surge dos criadores dos quadrinhos ou os ‘curtidores’ do Facebook também dão sugestão de temas?
A inspiração dos quadrinhos vem do que está mais nos irritando atualmente. Por exemplo, depois de receber muitos comentários negativos com o primeiro quadrinho, a gente disse “Pô! Que gente chata que vai para o Facebook para criticar e reclamar! E ainda por cima querem se dizer seus ‘amigos’!”. Foi aí que criamos o quadrinho “Meus Piores Amigos do Facebook” que estourou na internet do dia para noite. Mas atualmente estamos recebendo várias mensagens de leitores sugerindo quadrinhos e adoramos! Já estamos bolando algumas ideias baseadas em sugestões dos nossos fans no Facebook. Gostamos de manter um contato aberto com nossos leitores e incentivamos sugestões e opiniões… Mas apenas positivas! Comentários negativos são todos encaminhados para o inbox do ator Dado Dollabela. Obrigado!

1679_563227793698616_645076888_n

 

A própria descrição do site já diz tudo: “estes não são quadrinhos para quem se ofende facilmente, extremistas políticos, fanáticos religiosos, membros do Greenpeace ou fãs do Big Brother. São quadrinhos para pessoas que sabem rir de si mesmas e entendem que por trás de uma piada existe apenas isso: uma piada”.

Dentre todas as informações acima colocadas, duas coisas são inegáveis: o talento dos meninos e o potencial dos Quadrinhos Ácidos!
Já sabe que pode curtir a página e compartilhar as ilustrações, não é mesmo? E não esqueça de acompanhar o Blog Venturarte no Facebook para ficar a par de todas as novidades.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s