O Realismo de ARTatte.

Chega a ser ultrapassado declarar que o Facebook virou palco para divulgação de artistas e suas técnicas. A novidade, nesse sentido, surge de acordo com as diversas páginas criadas na rede social em questão. No meio de tantas – algumas até já anunciadas aqui no Blog Venturarte – existe uma chamada “ARTatte” e é nela que encontramos um segmento artístico que, em meio a tantas revoluções digitais e tecnológicas, parece ter sido esquecido: o bom e velho desenho.

Criada pela paulistana Tatiane Ramos, de 21 anos, ARTatte não divulga apenas o trabalho da artista, mas também de outros desenhistas que desejam tornar os seus trabalhos mais conhecidos.
Tatiane, mesmo divulgando trabalhos alheios, possui um talento inegável para o desenho e por conta disso passou a conquistar diversos admiradores na rede social.
61335_411318898938701_1066872107_nO blog Venturarte entrou em contato com a artista pra trazer as informações completas acerca da beleza artística ao redor dos desenhos de Tatiane.
Ela contou que sempre gostou muito de desenhar, mas foi na adolescência que começou a definir as suas técnicas “Fiz curso de mangá aos 13 anos e, de certa forma, isso ajuda muito…”
Observando os desenhos de Tati, fica muito clara a semelhança com o gênero realista (técnica artística que se busca aproximar a escultura e a pintura ao realismo das fotografias. É também conhecido como fotorrealismo)  e, questionada a respeito, ela conta que utiliza essa técnica há 3 anos e que prefere trabalhar com retratos, mas que não possui motivos específicos para isso… ela simplesmente gosta de desenhar pessoas.

Levando em consideração que o tempo para finalizar os desenhos é muito relativo, a artista contou que tudo depende muito dos detalhes do que irá ser retratado “Chego a usar 10 horas em um, 16h em outro… Vai depender dos detalhes e um monte de outras coisas! As horas batem com o tamanho da folha A4”. A questão do tamanho é simples: se a folha é menor, os detalhes devem ser menores (o que acarreta na diminuição do tempo de produção). “Meus trabalhos nunca tiveram um tempo maior de 20 horas de duração. Ainda!”
Tatiane também contou que o trabalho que mais exigiu dela até hoje foi o retrato do Capitão Jack Sparrow e, ao observarmos o desenho, não é difícil imaginar o porquê.
“Foi iniciado dia 30 de Outubro e terminado somente 06/11/12. Resumindo, foram cerca de 20 horas para o trabalho ser realizado! Horas essas, que foram distribuídas em 7 dias e todos os dias desenhando um pouco mais. A dificuldade é óbvia… Com tantos detalhes e texturas, é quase impossível não se cansar (e ao mesmo tempo ficar ansiosa pelo resultado).” Declarou Tatiane via Facebook.

150549_398034750267116_897595360_n (1)

Tatiane contou que no começo o objetivo era criar a página para divulgar os trabalhos dela, mas à medida que a página foi se tornando pública, ela abriu espaço para a divulgação dos trabalhos de outros artistas que também lidam com o desenho.

Na página os desenhos de Tati são predominantemente em preto e branco, mas ela se arriscou no colorido ao retratar o personagem da série Dexter e também ao reproduzir uma imagem retratada numa fotografia.

535798_439909249412999_529055014_n

560093_460859950651262_2022572246_n

Sobre as cores, a desenhista colocou no Facebook “Uma situação completamente diferente das quais costumo fazer, tive que usar uma quantidade maior de lápis e entender quais cores poderiam ser usadas para definir os efeitos. Admiro quem consegue fazer isso perfeitamente porque agora sei como é extremamente difícil. Confesso que entrei em desespero porque achei que não conseguiria, mas ao olhar o resultado, confesso também que fiquei bem satisfeita para a primeira vez.”

Em relação aos seus desejos com a arte, Tatiane contou ao Blog Venturarte que pretende trabalhar com isso, mas não no Brasil… Ela acredita que o segmento do desenho ainda não tem o seu devido valor por aqui.

Confira mais um pouquinho da Arte de Tatiane Ramos (clique nas imagens para vê-las ampliadas):


A perfeição e delicadeza dos traços é perceptível em cada desenho e o legal de acompanhar a página é ver de perto a evolução dos trabalhos da artista, pois em cada um é possível identificar uma cor diferente, um detalhe a mais…
Moral da história? Guardem o nome da artista porque com toda certeza ela ganhará o seu espaço na arte brasileira e, quem sabe, internacional!

Curta a página ARTatte e acompanhe de perto a evolução dos desenhos! Não esqueça de curtir também a página do Blog Venturarte para ficar a par das novidades e atualizações.

Anúncios

3 pensamentos sobre “O Realismo de ARTatte.

  1. Tatiane, o seu talento é inspirador e uma referência. Nos ajuda a acreditar em possibilidades que não imaginávamos (ao menos eu) em relação ao desenho. Sucesso sempre.

    • Remigio,

      Que bom que seja um apreciador da arte, o trabalho de Tatiane é realmente singular. Gostaria de saber s você já morou no Jardim João XXIII, Butantã, São Paulo. Procuro contato com uma pessoa com o seu mesmo nome, que conheci a muitos anos atrás.
      Agradeço a atenção!

      Cristina Leilane

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s