A arte de Gen Duarte

Faz um tempinho que não falamos sobre urban art aqui no blog, então hoje é dia de fazer com que essa modalidade artística volte a ter o seu espaço no Venturarte. Para isso, entramos em contato com um artista que tem arte até no sobrenome: Gen Duarte. Ele nos respondeu algumas perguntas básicas sobre o trabalho dele e todos os detalhes você confere aqui!

A paixão do artista pela arte foi facilmente visualizada durante a entrevista… Gen não hesitou ao dizer que a arte representa tudo na vida dele. Duarte contou que o seu trabalho não se resume apenas ao grafitti, mas essa é uma modalidade que ele utiliza muito para poder se expressar.
Nos trabalhos realizados por ele, a composição de cores e traços diferentes é vísivel e sobre isso Gen contou “minhas inspirações vem de diversas partes: desde uma textura numa árvore até um retalho de tecido. Gosto muito de trabalhar mesclando formas orgânicas com geométricas, aí junto todas essas minhas referências e as transformo em algo concreto”.

Porém, se agora enfrenta um momento de sucesso e crescimento girando em torno dos seus trabalhos, ele contou que nem sempre foi assim, pois o grafitti em si já foi sinônimo de marginalidade e Duarte começou a fazer seus trabalhos numa época onde esse pensamento era quase que dominante. “A maior dificuldade é sempre enfrentada no começo devido ao preconceito que existia na época (entre 1999 e 2000). Policiais agredindo, pintando a minha cara, família não entendendo porque eu gastava meu salário para comprar tinta…”
Todavia, esse contexto mudou. Sobre isso Gen disse “o conceito [do grafitti] mudou muito, principalmente devido ao alcance e proporções que o Graffiti vem tomando: invadindo galerias e museus pelo mundo e ganhando valores muito altos”. Ele mesmo já expôs no Museu Macro, que fica localizado na cidade de Rosário na Argentina.

Voltando ao mostrar o seu amor pela arte, Gen finalizou resumindo a importância da mesma com as seguintes palavras: “a importância da arte na minha vida é a mesma que respirar, ou seja sem ar ou arte eu não vivo“.

Confira agora alguns dos trabalhos de Gen Duarte:

 

Confira o vídeo produzido pelo Sampa Grafitti (uma série de vídeos que enfoca o trabalho de grafiteiros que atuam na cidade de São Paulo e arredores. Cada episódio é dedicado a um artista que executa uma obra ao longo do vídeo e expõe suas ideias sobre graffiti e arte em geral. São documentários de curta duração que, embora tenham um tema em comum, sempre se renovam ao trazer artistas de diferentes estilos e visões de mundo),

Curta a página do Gen e também do Blog Venturarte 🙂

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s