Antes de morrer eu quero…

Saltar de para-quedas, conhecer pessoas diferentes a cada dia,  sentir orgulho de algo que fiz,  ajudar alguém de modo significativo,  ter filhos  – e vê-los crescerem -,  viajar e conhecer o mundo (ou pelo menos grande parte dele),  dar amor,  receber amor, ter um cafofo pra chamar de meu, assistir uma apresentação de alguma orquestra coordenada por Hans Zimmer, conhecer Machu Picchu…

O que é isso? Uma legítima sequência de coisas que quero fazer e experimentar antes de morrer! Não, não enlouqueci ainda e isso é apenas uma referência a um projeto fotográfico que surgiu nos Estados Unidos (que conheci por meio do site Pêssega D’oro) e foi idealizado por Nicole Kenney, uma artista que trabalha com certa frequência com temas como mortalidade, conexões humanas e passagem do tempo… Ela é graduada em artes pela Universidade de Notre Dame, o que já diz muito sobre a sua experiência nos ramos artísticos.

O projeto “Before I die I want to” surgiu a partir de uma combinação de pensamentos e fatos aleatórios:
“(1) com a predominância da fotografia digital, Polaroid anunciou que iria parar com a produção dos seus produtos, ou em outras palavras, sua morte. Os filmes serão vendidos até o estoque atual se esgotar, sendo que isso está planejado para 2009. Mais nenhuma câmera seria produzida.
(2) a ferramenta dos “contratos de segurança” são comumente utilizadas por psicólogos quando os mesmos estão tratando pacientes suicidas. Quando os profissionais da área encontram alguém que tem tendência suicida, se eles pedem aos pacientes para darem a sua palavra de que não irão desistir enquanto a ajuda não vir, frequentemente a vítima em potencial escolherá continuar vivo baseado na promessa que fez. […] Esperamos que o ‘before I die I want to’ funcione da mesma maneira. […]
(3) uma parte é um estudo cultural, a outra é encorajar as pessoas a refletirem sobre as suas prioridades e tomarem atitudes em relação aos seus desejos, o ‘before I die I want to’ irá criar um novo diálogo no reino da arte sociológica. O projeto visa pedir às pessoas que pensem a respeito das suas satisfações e objetivos de vida por meio de perguntas que façam o fotografado criar uma espécie de conexão de promessa com o fotógrafo.”

A equipe de fotografia percorreu a Índia, as mais diversas cidades dos Estados Unidos e até mesmo hospitais para conhecer e documentar os desejos mais recorrentes que as pessoas tem antes de morrer.

Quer conferir o resultado? Dá uma olhada:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Para ver mais fotos você pode clicar aqui

No site também existe um documentário explicando um pouquinho sobre o projeto e você, se entender bem inglês (já que o vídeo está sem legenda), pode vê-lo aqui:


E aí, o que você quer fazer antes de morrer?! 

Não esqueça de curtir a página do blog venturarte no facebook.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s