Upcycling e a ascensão dos pallets na decoração

Há alguns anos atrás começou a febre pela sustentabilidade. Tudo deveria ser sustentável: construções, empresas, fábricas e até mesmo a publicidade. Hoje, seguindo essa linha ecologicamente correta, surgiu a modalidade chamada upcycling, que busca dar uma nova função a algum objeto que já fora utilizado e que seria descartado. Diferente da reciclagem, upcycling não destrói o material para depois transformá-lo, pois tenta utilizá-lo preservando a sua essência estrutural.

Nessa nova onda de reutilizar, literalmente, algo que seria jogado para escanteio, aparecem os pallets.

Inicialmente utilizados na França, os pallets são estrados de madeira, metal ou plástico que servem para o carregamento de materiais.
No Brasil, o uso é muito comum para a movimentação das cargas de frutas, verduras e outros produtos que são vendidos normalmente nas feiras municipais.
Por serem facilmente empilháveis, os pallets oferecem a possibilidade de uma pessoa carregar um peso significativo de forma mais prática e rápida.

Acontece que os pallets, já muito úteis no quesito “carregamento”, não se contentaram em ficar apenas no cenário das feiras: eles tomaram conta da decoração e do design, tornando, assim, os projetos decorativos mais sustentáveis (tanto em termos ecológicos, quanto financeiros). O mais legal é: na hora de criar ou recriar a decoração de um cômodo, a composição dos estrados de madeira/metal/plástico podem seguir a linha DIY, sigla americana que quer dizer “do-it-yourself” e significa “faça você mesmo”. Sim… com esse material simples você pode virar o decorador da sua casa (quer coisa mais barata e divertida?!).

Alem de todas as vantagens acima citadas, os pallets também podem oferecer diversos estilos decorativos, desde os mais rústicos até os mais sofisticados e tudo isso depende da maneira que o “artista” lixar e pintar o seu produto que, em breve, será uma peça decorativa.

A tendência do pallet veio com tanta força que hoje esse material – antes descartado nas feiras mundo afora – já virou até a base de projetos significativos que buscam dar um ar descontraído para escritórios e grandes agências de publicidade.

Sobre a ascensão dos pallets na esfera do home decor, o arquiteto Gustavo Calazans declarou, em entrevista para a revista Pensar Imóveis, que esse material pode ser explorado por qualquer pessoa (mesmo que ela não esteja envolvida na marcenaria). Já Simone Tacas, também arquiteta, declarou para a mesma revista que a higienização dos pallets e o bom senso na hora de usá-los é essencial.

Cabeceiras e base para camas, sofás, estantes, prateleiras aéreas, mesas de centro, suporte para televisão, arquibancada, mesas para escritórios e até mesmo churrasqueiras. Esses são apenas alguns exemplos de uso para os palletes, veja nas fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agora, se você está se perguntando “será que preciso esperar a feira acabar para conseguir os tais pallets?”, a resposta é categórica: NÃO.

Como o uso desses estrados se tornou muito comum, empresas especializadas na fabricação desse material estão espalhadas pelo Brasil todo. A mais conhecida é uma que faz a venda dos pallets já usados pela internet: madeirausada.

E para as leitoras que vão casar daqui a pouco tempo e procuram algo sustentável, barato e delicado para a decoração do grande dia, aqui vai uma dica.
Com o uso dos pallets também é possível criar murais e painéis que podem ser utilizados para separar ambientes (no casamento, por exemplo, a área externa poderia se desmembrar da externa por meio de um painel feito com pallets).
Clique nas imagens para vê-las ampliadas.

 

A verdade é que as possibilidades são inúmeras e para quem quiser tentar se aventurar no uso dos pallets a dica é: seja criativo, pois como este material é muito versátil, é só pensar e criar algo que se encaixe nas suas necessidades (e como é barato, não há exigência que o aventureiro na decoração acerte de primeira, pois o treino pode ser contínuo).

Gostou?! Conta pra gente nos comentários.

Se você já se aventurou na arte dos pallets, conte como foi e nos mande uma foto 😉 E curta a nossa linda página no Facebook, tá? Clique aqui. 

Obs.: Todas as fotos colocadas nesse post foram retiradas de sites e blogs de decoração. Todos os direitos são reservados aos fotógrafos responsáveis pelas imagens.

Anúncios

Um pensamento sobre “Upcycling e a ascensão dos pallets na decoração

  1. acho a reciclagem um bom negócio e o custo praticamente é nenhum.lindo,lindo os móveis.somos ds irmandade jorge da capadócia xângo e familía,moramos no rio de janeiro,meu nome é:marilia oliveira de souza lopes.na verdade a irmandade é dos velhinhos e velhinhas.rrss,rrss.

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s