Café Com Prosa – cultura, arte e (muita) cafeína

Dei os meus primeiros passos na trilha de “tijolos” amarelos. Enquanto caminhava até a porta, observava o meu redor: mesmo na grama, as mesas, cadeiras e caixas cheias de livros se faziam presentes. Agora, já na parte coberta da casa, entrei e percebi que ninguém estava ali. Pedi licença. Não houve resposta. Dei uma forçada na voz e disse um “oi” meio tímido. Uma senhora, que estava nos fundos do local, apareceu. Perguntei pela Thamara (tinha sido com ela que marquei a conversa) e a mesma senhora disse que ela estava ali e que já falaria comigo. Esperei e poucos segundos depois, Thamara surgiu atrás de mim. Com os pés descalços, ela pedia desculpas peça bagunça enquanto seus olhos procuravam um espaço para conversarmos.

Comecei perguntando o que exatamente é o Café Com Prosa, que inaugurará no próximo dia nove (sábado) e que está localizado na Rua Riachuelo, nº 2509, na cidade de Cascavel/PR. Thamara sugeriu que subíssemos até o espaço do Brechó Explota Corazón para que a conversa fluísse melhor (e novamente pediu desculpas pela bagunça que, na verdade, pouco me incomodava). Subimos as escadas e enquanto eu me ajeitava no sofá, Thamara me deu três flyers que explicam alguns aspectos do Café Com Prosa. Dei uma olhada rápida, troquei algumas palavras com Érica, proprietária do Explota, e questionei: “mas então, Thamara… Qual é a proposta do Café?”. Resolvemos descer as escadas e pouco tempo depois estávamos sentadas em outro sofá, o sofá do Café Com Prosa.

1395826_637540532956782_569544150_n

Não seria exagero declarar que o Café Com Prosa é, na verdade, a realização de um sonho. Sonho que pertence a Thamara, mas também a Laís Laíny, jornalista que abraçou a causa da cultura em Cascavel. A parceria entre as duas surgiu de um modo inusitado: elas não se conheciam há muito tempo, mas enquanto Thamara jogava o tão famoso “Super Mario Bross” durante uma festinha em sua casa, pensou em finalmente realizar um desejo antigo, o de abrir um local voltado à cultura. Como o ditado afirma que quem anda sozinho pode ter sucesso, mas quem vai acompanhado vai mais longe, a parceria com Laís pareceu conveniente e daí começaram as ideias que passaram a ser traçadas em conjunto.

Cansadas de ouvir que Cascavel é a “cultura da soja” e que aqui não existe arte, as duas mulheres resolveram dar uma estrutura sólida a um local que pudesse comportar a arte que realmente existe aqui (escondida ou não). Elas começaram com intervenções artísticas que ocorreram nos bairros da cidade, mas isso ainda não era suficiente… Em meio aos artistas que estavam sempre por perto, a necessidade de criar um espaço cultural se fez ainda mais necessário. A ideia foi compartilhada e acatada: os artistas – e os amigos das duas mulheres que resolveram realizar um sonho antigo – prometeram apoio ao que seria o Café Com Prosa.

“A proposta aqui é diferente… O que nós queremos é criar um espaço alternativo mesmo! Não sei se você viu, mas aqui até Nárnia tem” disse Thamara enquanto ria discretamente. Mal sabia ela que o primeiro detalhe que percebi dentro do Café era a plaquinha dizendo “Nárnia” em cima de um armário que separava o ambiente da literatura do bar. Mas ao contrário da história das crianças que entram num armário e vão parar num mundo fantástico, no Café Com Prosa, essa fantasia literária não começa apenas depois que passamos pelo armário… Todo o ambiente é repleto de livros separados em categorias alternativas (lá tem até livros da Filosofia do Direito de Foucault, mas o nome da categoria passa longe do velho e passado “espaço jurídico”).

As caixas, as paredes coloridas e os tecidos estampados que ficam pendurados do teto até o chão também provocam olhares atentos aos que entram no Café Com Prosa pela primeira vez. Thamara explicou que tudo é fruto da reutilização, exceto os utensílios que darão sabor e sustância aos cafés (gelados e quentes) e alimentos que serão servidos lá. A pia e a louça foram compradas de primeira mão e mesmo assim, o tom alternativo proposto por Thamara e Laís não é deixado de lado: as xícaras, pires, taças e pratos ficam acomodados numa cristaleira que parece aquelas que as vovós costumavam ter na sala de casa.

A quantidade de livros no local é significativa e Thamara disse que um dos objetivos é deixa-los acessível a um grande número de pessoas. “As livrarias da cidade são muito caras ou possuem poucas opções. Aqui no Café Com Prosa, a pessoa poderá ler enquanto toma uma bebida agradável ou alugar um ou mais livros que estão disponíveis aqui” contou Thamara, entusiasmada. O próprio flyer do Café, aquele que recebi logo no início da conversa, conta um pouquinho sobre a ideia do incentivo a leitura: “Quem não tem dinheiro pra comprar um livro, aluga. Quem não tem dinheiro pra alugar, lê enquanto aprecia um bom café”.

Mas além da arte e da cafeína, o Café Com Prosa também irá trazer atrações musicais e teatrais para o local. Enquanto Thamara me explicava essa parte da proposta, por coincidência (ou não), Adriano dos Santos Brandão, também conhecido como Palhaço Tupisco, entrou no espaço que no próximo dia 9 será o Café. Reconheci o ator. “Esse é o artista nº 1 aqui do Café Com Prosa” disse Thamara. Adriano riu e disse que estava animado com a inauguração. Na verdade, todos ali (inclusive eu) estavam animados não apenas com a inauguração em si, mas com a abertura de um local que propõe cultura, arte e boa música combinadas com boas companhias e ótimos cafés.

Me despedi de Adriano e Thamara. Enquanto me encaminhava até a porta do futuro Café Com Prosa, observei novamente a placa que dizia “Nárnia” em cima do armário. Sorri e saí do local da mesma maneira que entrei: caminhando pela trilha de “tijolos” amarelos.

Não esqueça: a inauguração é dia 9 de novembro e começará às 14 horas. Curta a página do Blog Venturarte e, claro, do Café Com Prosa.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s