A dança dos sons

Música é uma palavra oriunda do grego. Mousikē significa “arte das musas” e era com esse termo que os gregos faziam referências a quaisquer das nove musas que representavam as modalidades artísticas existentes tais como Euterpe (musa da música), Polínia (musa da poesia), Terpsícore (musa da dança) e outras. Assim, o termo não dizia respeito apenas aos sons, mas sim à todas as formas de arte que eram conhecidas na época. 

Com essa definição, é possível entender que quando o assunto é música, o que está em pauta não são apenas os sons, mas também os movimentos, as palavras, a harmonia… E é com esses itens que surgiu uma técnica inusitada: a técnica da escultura sonora. Antes disso, no entanto, quem deu os primeiros passos no longo caminho que levaria a essa técnica foi o engenheiro elétrico Harold Edgerton. Ele ousou quando tirou uma série de fotografias provindas de 120 flashes consecutivos que geraram o projeto  “Milk Drop”. 

Dr-Harold-Edgerton-Milkdrop-Coronet

Com as evoluções tecnológicas –  criativas – surgiu a técnica que é a protagonista desse post. A ideia é revestir o bocal de um alto falante com uma membrana de borracha e depois pingar algumas gotas de tinta. Ao ligar o som numa frequência pré-determinada, a membrana fixada no bocal vibra e arremessa as gotas de tinta. Segundo o colunista Felipe Gaúcho, do Lounge da Obvious, “a uma taxa de 5000 frames por segundo, e sobre um fundo preto, a movimentação é fotografada nos seus mínimos detalhes”.

O resultado desse trabalho todo são lindas fotografias que dão um show de exuberância nas cores e formas. Como bem disse Gaúcho, as imagens são despidas de qualquer qualidade narrativa. Cada foto é a junção de, mais ou menos, 5000 frames que compostos geram fotografias memoráveis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bacana, não é mesmo?! As fotos acima são de diversos fotógrafos, então se você tem noção de algum aí para colocarmos o crédito, é só avisar!

Não esqueça de curtir a página do Blog Venturarte para ficar a par das nossas atualizações.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s