1 ano de Blog Venturarte! ;)

150 publicações. Mais de 17 mil visualizações. 73 comentários. 846 likes no Facebook. Uma média maluca de 39 visitantes por hora nos melhores dias. Leitores espalhados por 63 países. Um espaço na Obvious, outro no Jornal do Oeste e também no site Eu que acho! Parece loucura? Pois é… Esses foram os resultados obtidos durante um ano do Blog Venturarte.

large (6)

Um ano de alegrias, desafios e muita matéria bacana. Durante os dias que se passaram, fiz de tudo para que eu honrasse com o meu objetivo inicial: ter um blog sobre arte que fosse dinâmico, pouco cheio de frescuras e que me desse orgulho o suficiente para eu ter a coragem de divulgá-lo por aí. Consegui! Na verdade, consegui muito mais que isso…

Sempre quis ser Jornalista, mas desviei o caminho e iniciei o curso de Direito! Num dia normal de estágio no escritório de advocacia (mentira, naquele ano eu não achava nada normal precisar trabalhar UM DIA após o natal), surgiu a ideia: por que não colocar em prática a ideia que me daria um refúgio da área jurídica? Decidi criar o blog ali, enquanto nem mesmo os advogados do escritório estavam presentes. O nome já estava decidido há anos: Venturarte! Ventura porque significa algo ligado ao acaso e porque é o nome do álbum de uma das minhas bandas favoritas, Los Hermanos. Arte porque o tema era justamente esse.

Criado o blog (e a coragem), saí do escritório me sentindo mais leve: aquele sonho de anos havia sido realizado. Mas não era só isso… Eu queria mais! Pedi ao Lucas Sá, um amigo que faz Publicidade e Propaganda na Bahia, para fazer o banner do blog. Ele, mais que prontamente, fez e me disse: “fico feliz pelo blog, Mila”. Eu também estava feliz, mas sabia que faltava mais alguma coisa. Fui em busca de recursos para fazer a imagem do perfil do blog. Eu, que não sei mexer com Photoshop e não tinha grana pra investir numa criação profissional da coisa toda, criei algo na hora… E aí eu já tinha tudo para publicar o primeiro post: blog, nome, espaço, plataforma, perfil, banner e (muita) vontade de escrever!

A ideia era fazer um lançamento bonitinho, organizado e com mais tempo para o planejamento. O que aconteceu foi o contrário: criei o blog no dia 26 de dezembro e alguns dias depois já havia colocado o endereço no meu facebook. Considerando o script inicial, foi um erro… Mas considerando o retorno, foi um acerto e tanto! Isso porque até aqueles amigos que eu não via pessoalmente há anos vieram me parabenizar pelo blog e desejar sucesso. Ali eu soube que a coisa poderia engrenar.

Engrenou! Confesso que no começo eu fazia algo bem ridículo (e que hoje eu abomino): posts pequenos, repletos de imagem e com descrições curtas e até mesmo vagas. Hoje, graças às forças divinas, cresci como blogger. Faço textos que fico admirando por horas a fio e que me dão um trabalho do além para chegarem à fase final. Trabalho esse que é extremamente prazeroso.

O blog me deu coragem. Sim, coragem! Perdi até a vergonha na cara e cheguei ao ponto de mandar vários e-mails para artistas a fim de conseguir uma mísera entrevista (e como adoro fazer uma entrevista). Na lista tem artistas pequenos, mas também renomados… Fotógrafos, ilustradores, músicos e até mesmo cozinheiros estão ali, no rol de entrevistados do Blog Venturarte.

Conheci pessoas, leitores, o gosto do público, o retorno da arte e conheci artistas que, no fim, viraram grandes parceiros! Gente de Londrina, São Paulo, Minas Gerais, Portugal, Canadá, Rio de Janeiro e várias outras localidades…

O legal é perceber que o blog não ficou só aqui no wordpress. Ok, também que fui atrás de parcerias e me desapontei. Me enrolaram, não acreditaram no projeto ou me diziam um NÃO assim, com destaque e em alto e bom som. Mas a coisa mudou quando, em março, fui aceita na Obvious Magazine e levei o Venturarte para uma revista online bastante conhecida não apenas no Brasil, mas também em Portugal.

E até brincar de famosa já brinquei… Troquei de papel quando uma colunista do jornal “Tribuna das Cidades” veio me entrevistar e publicou a matéria num jornal local… Depois de um tempinho, fui aceita como blogueira/colunista no site do Jornal do Oeste e, assim, leitores de Toledo/PR passaram a conhecer o meu trabalho semanalmente: todas as sextas-feiras, uma matéria ia ao site. A coisa estava crescendo muito!

A página do Facebook agitava quando alguma publicação ganhava destaque na Obvious. O blog tinha picos de acesso quando um artista muito requisitado era entrevistado. Eu, enquanto via isso tudo acontecer, agradecia por ter tido a ousadia de criar um blog da arte jogada ao acaso.

Hoje eu vejo que valeu a pena passar horas em frente ao computador para fazer uma matéria bacana. Também valeu ficar reenviando e-mails para conseguir uma entrevista (nem que fosse no cansaço). E tudo valeu porque o blog me deu a possibilidade de enxergar novos horizontes  e me mostrou que sou capaz de chegar onde eu quiser… Assim, o que mais me incentivou para que eu começasse a realizar meu sonho de Jornalista não foi nem tanto o namorado ou os meus pais (amo vocês, tá?!), foi o Venturarte!

O Blog Venturarte já me rendeu muita coisa… Desde a cupcakes e mimos de entrevistados até um emprego!! Sim, afinal, quem me contratou me encontrou aqui… Mas a pretensão é crescer mais e mais e mais. Quem sabe um dia você me encontre numa revista física ou num folhetim! Pouco importa como serão os próximos caminhos do Blog Venturarte… O que eu quero, sinceramente, é continuar espalhando a arte aos 4 ventos e comemorar mais muitos anos junto com vocês, meus leitores que desde o início acreditaram no potencial do blog.

E como isso é um post pra agradecer: direciono meus agradecimentos à Deus, aos meus pais, ao meu namorado, aos leitores, aos meus amigos, aos artistas que aceitaram ser entrevistados, aos que acreditaram – e acreditam – no projeto, aos meus colunistas, à Debora Garbin (que me colocou no Jornal do Oeste), ao Benjamin Júnior (editor da Obvious), ao Jonathan Almeida (do site Eu que acho), aos meus parceiros… Obrigada à todos que me fazem continuar com o Venturarte!

Anúncios

2 pensamentos sobre “1 ano de Blog Venturarte! ;)

  1. Parabéns, minha filha! Sempre acreditei no sucesso e na concretização de suas ideias, quando amamos o que fazemos, tudo flui naturalmente e o universo conspira a nosso favor! Isso está acontecendo com você, minha menina…Aproveite as oportunidades que Deus lhe oferece e jamais desacredite, mesmo que haja tropeços, agradeça (eles existem para nosso aperfeiçoamento) – pense nisso!
    Sua felicidade também é minha quando vejo e ouço sobre suas conquistas, seus novos contatos, convites para divulgar novos trabalhos, novas parcerias profissionais e muito mais!!
    Tanta dedicação, entusiasmo e respeito pelo que faz, não poderia resultar em algo diferente senão no SUCESSO! E é isso que desejo a você e a todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboram para que o blog Venturarte seja referência sobre as novidades na cultura e na arte!
    TUDO O QUE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE!!!

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s